Ação de Ciência na EBI de Amareleja

As atividades dinamizadas pelo PmatE/Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto Pais com Ciência, foram centradas em diversos ramos da ciência e envolveram os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.

Os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Amareleja tiveram a oportunidade de participar numa ação de ciência promovida pelo PmatE/ Universidade de Aveiro realizada na EBI da Amareleja, no âmbito do projeto Pais com Ciência.

As atividades dinamizadas foram: creme hidratante com azeite; indicador de pH e papel reciclado.

Paralelamente, foi dinamizada a construção de um compostor inserido no trabalho desenvolvido pela escola no seguimento do projeto Eco Escolas. Esta atividade envolveu mais diretamente os alunos do Curso de Educação e Formação de Sivicultura e Caça. Também os alunos do pré-escolar foram cientistas por um dia ao participar na atividade «Misturar com água, o que acontece?». Desta forma, tiveram o primeiro contacto com os conceitos científicos de solúvel e não solúvel.

A ação de ciência teve um impacto extremamente positivo junto dos alunos participantes e dos professores envolvidos. Desta feita, mostrou-se que a ciência está um pouco por todo o lado!