Mira com Ciência: Vídeo de apresentação

A APEEMIRA compilou um conjunto de fotos que retratam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos letivos em que decorreu o projeto Mira com Ciência.

Clique na imagem para visualizar o vídeo.

Nestas imagens está espelhado o empenho da APEEMIRA e dos professores envolvidos no projeto na realização das atividades propostas pelo PmatE/ Universidade de Aveiro. Retrata ainda a mais valia trazida às escolas pela aquisição da Bancada Móvel de Ciências (BMC) que permitiu que todos os alunos do Agrupamento de Escolas di Concelho de Mira tivessem oportunidade de realizar trabalhos experimentais no laboratório, ambulante ou não!

Prémios Ciência Viva Montepio 2014

A Gala dos Prémios Ciência Viva Montepio 2014, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência viva, teve casa cheia!

No dia 30 de novembro de 2014, realizou-se no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva a Gala dos Prémios Ciência Viva Montepio 2014. Este evento pretende promover a investigação científica e os cientistas portugueses premiando personalidades e projetos de mérito execional na área de comunicação de ciência. Nesta edição, os vencedores foram: Professsor Doutor Jorge Paiva, com o Grande Prémio Ciência Viva Montepio; a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mira (APEEMIRA), com o Prémio Ciência Viva Montepio Educação, pelo trabalho desenvolvido no projeto «Pais com a Ciência» e a secção de desafios do Jornal Público, com o Prémio Ciência Viva Montepio Media.

O PmatE/Universidade de Aveiro participou no evento como parceiro do projeto Mira com Ciência, do qual nos orgulhamos muito!

Parabéns à APEEMIRA.

Noite do Professor 2014

No dia 31 de outubro, o Pavilhão do Conhecimento abriu as portas à 5.ª edição da Noite do Professor.

Foram vários os projetos destacados nesta noite, entre os quais o Projeto Pais com a Ciência.

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha, promotora do projeto Pais com a Ciência, em parceria com o PmatE/ Universidade de Aveiro, foi convidada a estar presente na Noite do Professor 2014 para divulgação das atividades experimentais realizadas no âmbito do projeto.

Para consultar algumas dessas atividades poderá aceder à página http://pmate.ua.pt/paiscomciencia/index.php/atividade/barreiro-com-ciencia.

Impacto do projeto Pais com Ciência - Barreiro com Ciência

Este projeto foi lançado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em colaboração com a CONFAP - Confederação Nacional de Associações de Pais. A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha aceitou o desafio.

O projeto Pais com Ciência - Barreiro com Ciência, com vista à promoção da cultura científica  e de educação para a ciência e tecnologia nas escolas do ensino básico levou às escolas atividades de diversas áreas científicas. Estas atividades foram implementadas quer por investigadores da Universidade de Aveiro, quer por professores da área das ciências.

O professor Pedro Paiva, que dinamizou as atividades do projeto Pais com a Ciência no Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha, deixa-nos o seu testemunho na primeira pessoa: «P Projeto Pais com a Ciência permitiu desenvolver o gosto pela Ciência nas crianças, dando-lhes acesso a formas de adquirirem o conhecimento através da experimentação. O feedback dos alunos e restante comunidade educativa foi excelente, estando sempre os alunos a desejar o dia das atividades. Este projeto envolveu também os familiares dos alunos nas atividades, permitindo aproximar a ciência em casa, sendo uma experiência muito enriquecedora em termos cognitivos e educacionais.».