Logo

Apresentação

A Conferência Internacional de Educação Financeira, que a Universidade de Aveiro organiza desde 2009, tem procurado ser um ponto de encontro, de troca de ideias e experiências e de divulgação dos projetos de todos os que, em Portugal, já estão envolvidos - ou querem participar - no desenvolvimento das competências, das capacidades e das atitudes das pessoas para enfrentar os problemas e desafios financeiros do dia-a-dia, com responsabilidade e autonomia.

Em 2012, a conferência, que decorreu na Universidade de Aveiro, nos dias 3 e 4 de julho, abriu-se, pela primeira vez, à submissão de comunicações, potenciando, assim, a divulgação de projetos em curso.

Além da habitual apresentação de experiências de outros países, procedeu-se, também, à acreditação da conferência como curso de formação, junto do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), o que permitiu aos professores amealhar créditos (0,6) para efeitos de progressão na carreira.

Dado o sucesso deste modelo, reconhecido pelos participantes, a edição deste ano, a quarta, mantém as mesmas características.

Acresce que, durante o último ano, houve desenvolvimentos interessantes em Portugal, no que diz respeito à educação financeira, que mais do que justificam esta 4ª Conferência Internacional de Educação Financeira.

O Plano Nacional de FormaçãoFinanceira (PNFF) desencadeou algumas iniciativas, nomeadamente a comemoração do Dia da Formação Financeira (a 31 de Outubro) e a realização da 1ª Conferência Internacional do Plano Nacional de Formação Financeira (a 12 de julho).

Foi, também, concluído o Referencial de Educação Financeira, que o PNFF promoveu em colaboração com o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Paralelamente, outras entidades e pessoas a título individual têm vindo a desenvolver atividades de relevo, multiplicando iniciativas de educação financeira, que devem – e merecem – ser conhecidas e partilhadas.
Subordinada ao tema, “Educação financeira: desafios e oportunidades”, a conferência deste ano pretende refletir este momentum da educação financeira em Portugal, identificar oportunidades e encontrar respostas para esse desafio maior, que é de todos, de preparar gerações conscientes e capazes de enfrentar, com responsabilidade e autonomia, as dificuldades de gerir as finanças pessoais, base essencial do exercício de uma cidadania plena.

É nesta perspetiva que convidamos todos os que procuram ser parte deste movimento a participar na 4ª Conferência Internacional de Educação Financeira – Desafios e oportunidades, que terá lugar nos dias 25 e 26 de outubro, na Universidade de Aveiro.

Esperamos por vós!