COMO PARTICIPAR

1.º PASSO | EFETUAR O REGISTO NO PMATE
Para poderem participar e aceder às provas, professores e alunos têm de estar, obrigatoriamente, registados no sítio do PmatE - http://pmate.ua.pt. O registo no PmatE é vitalício, por isso se já se registou uma vez não é necessário efetuar um novo registo.

Como faço para me registar no PmatE?
Aceda a http://pmate.ua.pt, clique no link novo utilizador, e preencha o formulário de registo. No caso de ser professor, o registo só será validado pelo PmatE a partir do momento em que o Conselho Diretivo envia por email ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) o comprovativo em como leciona na escola que escolheu aquando do registo. No caso dos alunos a inscrição é automática.
Registei-me, mas não me recordo dos meus dados de acesso. O que faço?
Caso tenha preenchido o campo de email poderá pedir a recuperação automática dos dados, acedendo ao sítio do PmatE, http://pmate.ua.pt e clicando no link recuperar dados. Caso não possua um email associado à sua conta de utilizador envie-nos um email com os seus dados (nome completo, número de bilhete de identidade ou cartão de cidadão e o nome da escola) para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Estou registado, mas enganei-me ao selecionar a escola. O que faço?
Para que o PmatE possa migrar o seu registo para a escola correta deverá enviarnos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , indicando o seu nome completo, BI ou cartão de cidadão, a escola que frequentava, a escola que frequenta atualmente, bem como o ano de escolaridade.
Tento registar-me, mas aparece uma mensagem de que este nome de utilizador ou BI já existe.
Provavelmente já se encontra registado no PmatE. Envie-nos um email com os seus dados (nome completo e número de BI/CC) para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para que possamos averiguar a situação. Caso lhe apareça a mensagem este nome de utilizador já existe, deverá fazer outras tentativas, pois a cada utilizador corresponde um login, e o que está a tentar colocar muito provavelmente já está a ser usado.


2.º PASSO | INSCRIÇÃO DA ESCOLA
Para inscrever a sua escola nas competições deverá aceder à sua área pessoal, clicar em PMATE DESAFIA, submenu inscrições. Depois, deverá procurar na lista a competição pretendida e clicar no link inscrever escola. A inscrição é automática. O prazo de inscrição é de 1 de outubro a 16 de abril de 2014. 

3.º PASSO | CRIAÇÃO DE EQUIPAS
Após a inscrição da escola, o próximo passo é a criação das equipas. O prazo de inscrição é de 1 de outubro a 16 de abril de 2014. Em todas as competições podem participar no máximo 15 equipas de dois elementos, por escola.

Como faço para criar as equipas?
Para criar as equipas, o professor deverá aceder à sua área pessoal, clicar em PMATE DESAFIA, submenu inscrições. Depois deverá procurar na lista a competição pretendida e clicar no link inscrever equipas. Após este procedimento poderá passar à criação das equipas. Para tal, selecione o ano de escolaridade dos alunos, escolha o nome dos alunos que irão constituir a equipa e atribua um nome à mesma.
As equipas podem ser criadas por elementos de diferentes anos de escolaridade?
As equipas podem ser constituídas por alunos que frequentem diferentes anos de escolaridade, no entanto, os alunos terão que competir na prova cujo ano de escolaridade seja superior.
Existe um número máximo de equipas?
Por escola e por competição, podem participar no máximo 15 equipas constituídas por 2 elementos, isto é, por cada competição em que a escola se inscreva pode trazer à Universidade de Aveiro 30 alunos no máximo.


4.º PASSO | TREINOS PARA AS COMPETIÇÕES
Para participarem na final das CNC, os alunos devem realizar as provas de treino. Os treinos são feitos on-line e o aluno terá acesso, na sua área pessoal, aos resultados das provas realizadas. Para treinarem, os alunos deverão aceder à sua área pessoal, menu PMATE DESAFIA, submenu treinos.

Como são as provas de treino do PmatE?
As provas de treino do PmatE são concebidas de acordo com o programa preconizado pelo Ministério de Educação e Ciência. Cada competição é composta por questões distribuídas por níveis. Todos os níveis da prova têm quatro proposições que podem ser todas falsas, todas verdadeiras, ou combinações falso/verdadeiro. O facto de as questões serem altamente aleatórias, prevendo a saída de proposições com formulações diversas, embora com os mesmos objetivos, permite que dois computadores/telemóveis, lado a lado, trabalhando sobre o mesmo objetivo tenham concretizações diferentes.
O que são provas corridas?
As provas corridas são as provas usadas em todas as competições multidisciplinares. Neste formato, o aluno pode navegar livremente pelos níveis e responder às várias questões das diferentes áreas sem uma ordem preestabelecida.
O que são provas por níveis?
As provas por níveis são usadas nas competições que apenas possuem uma área cientifica. Neste formato, cada competição é composta por questões distribuídas por níveis. Os alunos só poderão avançar na prova se responderem acertadamente às quatro proposições. Estes dispõem de duas tentativas por nível e enquanto não esgotarem as tentativas, podem corrigir a(s) resposta(s) que considerem erradas e continuar em prova. Vence a prova quem atingir o nível mais elevado em menor tempo.


5.º PASSO | PROCEDIMENTOS PARA O DIA DAS CNC NA UA
Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2014, as provas decorrerão na Universidade de Aveiro, das 9h às 13h. A entrada no recinto é feita por ordem de chegada dos participantes. Para competirem, os alunos deverão ter na sua posse o talão com os dados da equipa. Na final, apenas é permitido aos alunos jogarem uma vez a prova, não sendo permitido o uso de qualquer calculadora, a não ser que esta esteja integrada na prova. É dado aos participantes papel e lápis para a resolução dos cálculos. O transporte e a alimentação são da responsabilidade dos participantes. Paralelamente às CNC, existirão diversas atividades paralelas no Campus.