A língua em rede é uma competição de português para o 3.º ciclo do ensino básico.  A 8.ª edição decorrerá dia 08 de março de 2017, das 8h30 às 18h30, em todas as escolas dinamizadoras. A inscrição da escola e a formação das equipas pode ser feita entre 22 de setembro e 28 de fevereiro de 2017. A prova que a escola pode dinamizar é a dar@língua - 7.º, 8.º e 9.º anos. Todas as provas têm 10 níveis, duas vidas por nível e a duração de 20 minutos, não havendo limite de equipas participantes. + INFO              

CONTEÚDO DA PROVA
Da prova de treino da competição dar@língua fazem parte os seguintes conteúdos:

   dar@língua - 7.º ano
   Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa
   Transformar discurso direto em indireto e vice-versa
   Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia, de equivalência e de oposição entre palavras
   Distinguir os diferentes tipos de frase
   Distinguir e identificar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito,
   modificador; vocativo, complemento agente da passiva)
   Distinguir as formas de articulação entre frases (coordenação e subordinação)
   Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações coordenadas (orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas)
   Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações subordinadas (adverbiais temporais; adverbiais causais, subordinadas adjetivas relativas)
   Distinguir e identificar diferentes classes de palavras (nomes, adjetivos, verbos, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas,
   conjunções e locuções conjuncionais, determinante, pronome, quantificador numeral)
   Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos
   Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2ª e da 3.ª conjugação
   Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais)
   Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal
   Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais)
   Formar o plural de palavras compostas
   Explicitar o significado de palavras compostas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do Português
   Estabelecer relações de forma, de sentido ou de forma e de sentido entre palavras (palavras parónimas e palavras homónimas)
   Distinguir propriedades semânticas que diferenciam palavras com um só significado de palavras com mais do que um significado (monossemia e polissemia)

   Aconselha-se a consulta e a leitura das seguintes obras narrativas e líricas, ressalvando que não se farão exclusivamente questões de compreensão
   textual: A Estrela, Vergílio Ferreira | O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner | A Fuga de Wang-Fô/A Salvação de Wang-Fô, Marguerite
   Yourcenar | À beira do Lago dos Encantos, Maria Alberta Menéres

   dar@língua - 8.º ano
   Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa
   Transformar discurso direto em indireto e vice-versa
   Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia, de equivalência e de oposição entre palavras
   Distinguir os diferentes tipos de frase
   Distinguir e identificar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, modificador;
   vocativo, complemento agente da passiva, modificador do nome apositivo e restritivo)
   Distinguir as formas de articulação entre frases (coordenação e subordinação)
   Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações coordenadas (orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas e explicativas)
   Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações subordinadas (subordinadas adverbiais temporais, causais, condicionais, finais, comparativas,
   consecutivas e concessivas; subordinadas adjetivas relativas; subordinadas substantivas completivas – função de complemento direto)
   Distinguir e identificar diferentes classes de palavras (nomes, adjetivos, verbos, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas,
   conjunções e locuções conjuncionais, determinante, pronome, quantificador numeral)
   Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos
   Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2.ª e da 3.ª conjugação
   Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais)
   Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal
   Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais)
   Identificar casos especiais da flexão em número dos nomes (plural dos nomes compostos) e dos adjetivos (plural dos adjetivos compostos)
   Explicitar o significado de palavras compostas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do Português
   Identificar neologismos
   Identificar palavras polissémicas e seus significados
   Distinguir palavras polissémicas e monossémicas
   Determinar os significados que dada palavra pode ter em função do seu contexto de ocorrência: campo semântico
   Reconhecer e estabelecer as seguintes relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia

   Aconselha-se a consulta e a leitura das seguintes obras narrativas e líricas, ressalvando que não se farão exclusivamente questões de compreensão textual:
   Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner | O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor, Jorge Amado |
   Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, Michel Tournier | Falar a Verdade a Mentir, Almeida Garrett

   dar@língua - 9.º ano
   Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa
   Transformar discurso direto em indireto e vice-versa
   Identificar as relações semânticas entre palavras: hierarquia, de equivalência e de oposição entre palavras
   Distinguir os diferentes tipos de frase
   Distinguir e identificar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, predicativo do sujeito, modificador;
   vocativo, complemento agente da passiva, modificador do nome apositivo e restritivo)
   Distinguir as formas de articulação entre frases (coordenação e subordinação)
   Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações coordenadas (orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas e explicativas)
   Verificar a natureza das relações entre diferentes espécies de orações subordinadas (subordinadas adverbiais temporais, causais, condicionais, finais, comparativas,
   consecutivas e concessivas; subordinadas adjetivas relativas; subordinadas substantivas completivas e relativas)
   Distinguir e identificar diferentes classes de palavras (nomes, adjetivos, verbos, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas,
   conjunções e locuções conjuncionais, determinante, pronome, quantificador numeral)
   Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos
   Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2ª e da 3.ª conjugação
   Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais)
   Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal
   Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais)
   Identificar casos especiais da flexão em número dos nomes (plural dos nomes compostos) e dos adjetivos (plural dos adjetivos compostos)
   Explicitar o significado de palavras compostas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do Português
   Identificar neologismos e arcaísmos
   Identificar palavras polissémicas e seus significados
   Distinguir palavras polissémicas e monossémicas
   Determinar os significados que dada palavra pode ter em função do seu contexto de ocorrência: campo semântico
   Reconhecer e estabelecer as seguintes relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia
   Identificar processos fonológicos de inserção (prótese, epêntese e paragoge), supressão (aférese, síncope e apócope) e
   alteração de segmentos (redução vocálica, assimilação, dissimilação, metátese)

   Aconselha-se a consulta e a leitura das seguintes obras narrativas e líricas, ressalvando que não se farão exclusivamente questões de compreensão textual:
   O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry | Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente | Contos, Eça de Queirós| Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões

   Relativamente ao conhecimento explícito da língua serão abordados alguns dos conteúdos referidos no programa de Língua Portuguesa do 3º CEB.
   De ressalvar que os conceitos apresentados nos diversos conteúdos educativos estão de acordo com o Dicionário Terminológico.

ESCOLAS DINAMIZADORAS EM 2017

Aqui pode saber, por distrito, quais são as escolas que estão a dinamizar esta competição:

» distrito de Aveiro
   Instituto Duarte Lemos
» distrito de Coimbra
   Escola secundária Infanta D. Maria
» distrito do Porto
   Escola Básica e Secundária do Cerco
   Colégio Júlio Dinis
   Escola básica dos 2º e 3º ciclos Francisco Torrinha
» distrito de Lisboa
   Externato de Penafirme
» distrito de Setúbal
   Escola básica dos 2º e 3º ciclos de D.António da Costa
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Emídio Navarro
» distrito de Vila Real
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Fernão de Magalhães
   Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Vidago
» distrito de Viseu
   Escola Secundária de Vouzela
» Angola
   Colégio Português de Luanda
ESCOLAS DINAMIZADORAS EM 2016

Aqui pode saber, por distrito, quais são as escolas que estão a dinamizar esta competição:

» distrito de Coimbra
  Escola secundária Infanta D. Maria
» distrito de Faro
  Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Paderne
» distrito do Porto
  Escola básica dos 2º e 3º ciclos Francisco Torrinha
   Escola Básica e Secundária do Cerco
» distrito de Setúbal
   Escola básica dos 2º e 3º ciclos de D.António da Costa
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Emídio Navarro
» distrito de Vila Real
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Fernão de Magalhães
» distrito de Viseu
   Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Vouzela
ESCOLAS DINAMIZADORAS EM 2015

Aqui pode saber, por distrito, quais são as escolas que estão a dinamizar esta competição:

» distrito de Aveiro
   Estabelecimento de Ensino Santa Joana
» distrito de Bragança
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Abade de Baçal
» distrito do Porto
   Escola básica dos 2º e 3º ciclos Francisco Torrinha
   Escola Básica e Secundária do Cerco
» distrito de Setúbal
   Escola básica dos 2º e 3º ciclos de D. António da Costa
   Externato "Frei Luís de Sousa"
» distrito de Vila Real
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Fernão de Magalhães
   Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Vidago
» distrito de Viseu
   Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Vouzela

 

ESCOLAS DINAMIZADORAS EM 2014

Aqui pode saber, por distrito, quais são as escolas que estão a dinamizar esta competição:

» distrito de Aveiro
   Estabelecimento de Ensino Santa Joana
» distrito de Braga
   EB 2,3 de Bernardino Machado
» distrito de Bragança    
   Escola secundária com 3.º CEB Abade de Baçal
» distrito de Guarda
   Escola Regional do Dr. José Dinis da Fonseca
» distrito do Porto
   EB 2,3 Francisco Torrinha
   Externato de Vila Meã
   Colégio Júlio Dinis
» distrito de Setúbal
   Externato Frei Luís de Sousa
» distrito de Vila Real
   Escola Secundária c/ 3.º CEB Fernão de Magalhães

ESCOLAS DINAMIZADORAS EM 2013
Aqui pode saber, por distrito, quais foram as escolas que dinamizaram esta competição na edição 2012/2013:

» distrito de Aveiro
   EB 2,3 de Escariz
» distrito de Braga
   EB 2,3 de Bernardino Machado
» distrito de Bragança   
   Escola secundária com 3.º CEB Abade de Baçal
» distrito do Porto
   Externato de Vila Meã
   Escola Secundária com 3.º CEB Rio Tinto
   Colégio Júlio Dinis
   EB 2,3 Francisco Torrinha
   Colégio Nossa Senhora da Esperança
» distrito de Setúbal
   Externato Frei Luís de Sousa
» distrito de Vila Real
   Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Vidago
   Escola secundária com 3º ciclo do ensino básico Fernão de Magalhães

INSCRIÇÃO              

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